TERMALISMO no I PICs NE : I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde


http://www.encontropicsne.univasf.edu.br/



- Pela reconstrução do modelo de cuidado -



MINI CURSO: TERMALISMO
Dia 30/05
http://www.encontropicsne.univasf.edu.br/docs/Mini%20Cursos%20detalhados.pdf


Ambientes e Recursos Naturais do Nordeste (BRA) com Potenciais Aplicações Terapêuticas em Termalismo Social – Crenoterapia


Fabio Lazzerini - Graduado em Geologia, Especialização em Geologia Econômia e em Administração Política de Recursos Minerais. Doutorando qualificado com: Fontes Hidrominerais - Componentes Bilogicamente Ativos Naturais do Brasil pela UNESP. Vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo e Diretor da Sociedade Brasileira de Termalismo. Consultor em Recursos Naturais Terapêuticos e Turísticos, Hidrogeologia, Geodiversidade, Economia Mineral e Geologia Medica Positiva. (São Paulo/SP)



4 horas : 40 vagas


Este trabalho visa contribuir na divulgação de conhecimentos básicos relativos à saúde integrativa e complementar na área do termalismo social – crenoterapia, ainda pouco praticada no Brasil. Através da descrição de componentes bioativos, reconhecidos cientificamente em aplicações terapêuticas internacionais, detectados em ambientes e recursos minerais naturais da Região Nordeste Brasileira. Os ambientes estão relacionados ao litoral Atlântico tropical (talassoterapia), ar seco e quente do semiárido e regiões de diferenciação topográfica (climatismo); além das paisagens terapêuticas (“healing landscapes”).



Dentre os recursos naturais termais, algumas ocorrências de sais, argilas e lamas serão citadas. Mas enfoque maior estará nas dezenas de fontes hidrominerais em todos os Estados Nordestinos, especialmente com histórico associado à estâncias, caldas ou termas. Para tanto, foram compiladas diversas análises físico-químicas destas águas e depois comparados seus elementos aos teores similares das pesquisas médicas de países onde esta prática é comum; bem como à classificação crenológica de águas mineromedicinais prevista na legislação Brasileira (Código das Águas Minerais, 1945).



Além dos banhos em águas salgadas mornas de todas cidades litorâneas, se observam fontes hidrominerais nas elevadas altitudes de: Guaramiranga, Ipu, Brejo Santo e São Benedito/CE; Érico Cardoso, Caetité, Morro do Chapéu, Seabra, Brotas de Macaúbas, Paratinga e Sento Sé/BA; Triunfo, Pesqueira, Custódia, Caruarú e São Caitano/PE; Lagoa Seca, Monteiro e Barra de Santa Rosa/PB; Bodó e Currais Novos/RN; Gilbues e Dom Expedito Lopes/PI; Riachão e Alto Parnaíba/MA. Estâncias reconhecidas: Jorro, Cipó e Olivença/BA; Salgado e Rosario do Catete/SE; Arapiraca/AL; Salgadinho e Brejo da Madre de Deus/PE; São João do Rio do Peixe/PB; Mossoró e Caraúbas/RN; Barbalha e Crato/CE, Cristino Castro e São João do Piauí/PI; Caxias, Morros e Timon/MA.   

Informamos a todos os participantes do I PICs NE que encontram-se disponíveis informações detalhadas sobre os cursos. Todos/as os participantes devidamente inscritos e com pagamento quitado poderão se inscrever em 1 curso. As inscrições acontecerão on-line, através do sistema de login pessoal. Cada curso tem um número de vagas limitados, que será preenchido por ordem inscrição até a conclusão das vagas. O período de inscrição nos cursos terá início no dia 13 de maio e o sistema ficará aberto para inscrição on-line até o dia 26. Após esta data só será possível a inscrição presencial no dia do evento em vagas restantes. Não haverá possibilidade de mudança de curso ou ajustes na hora, por isto solicitamos que todos sejam cuidadosos e seguros com suas escolhas. A coordenação do I PICs NE agradece a cooperação de todos/as.

Grupos de Pesquisa ligados a diversas Universidades e Profissionais de instâncias distintas do SUS promovem o I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs NE), que ocorrerá entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2013, no Complexo Multieventos no campus de Juazeiro/BA da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

O evento traz como tema principal “Pela reconstrução do modelo de cuidado”, com o objetivo de criar um espaçode debate pioneiro no Nordeste sobre o estudo e a prática de sistemas complexos de cuidado humano, tradicionais e modernos, em um momento de reconhecida limitação da racionalidade biomédica para dar respostas resolutivas às necessidades em saúde, especialmente no âmbito da Atenção Primária. Nesse cenário, fica reforçada a importância de reconhecermos a diversidade racionalidades médicas e práticas integrativas existentes e de analisarmos e potencializarmos suas inter-relações em sistemas formais e informais de saúde, com ênfase nas suas contribuições ao Sistema Único de Saúde.

O I PICs NE consistirá em um espaço de diálogo, formação, análise e fortalecimento de trocas entre diferentes experiências e estudos sobre a temática, destinado a profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas da saúde e campos afins, abertos para refletir sobre a ética do cuidado humano, integralidade, sistemas de cuidado e cura não invasivos, valorização do saber tradicional e polí­ticas públicas de saúde.

Serão realizadas conferências, mesas redondas, rodas de diálogo, minicursos, grupos de trabalho com apresentações orais de estudos e relatos de experiências em diversas áreas, lançamento e divulgação de livros, apresentações culturais e muito mais.

Contaremos com a presença de importantes convidados, pesquisadores e profissionais de renome em diversas áreas e que trarão contribuições valiosas ao nosso evento.(saiba mais sobre a programação)
http://www.encontropicsne.univasf.edu.br/htm/programacao.html


Participe também e contribua para o enriquecimento dos debates enviando trabalhos relacionados aos diversos eixos temáticas do evento para apresentação nos grupos de trabalho. 

Esta iniciativa envolve laboratórios de pesquisa de diversas Universidades do Nordeste brasileiro (UFBA, UNEB, UFPE, UNIVASF, UPE, UFPB, UFRN, UFC), bem como profissionais de diversos serviços municipais de saúde (Salvador/BA, Juazeiro/BA, Aracaju/SE, Recife/PE, Petrolina/PE, João Pessoa/PB, Sobral/CE) e, ainda, Secretarias de Estado (SE, PB, RN) e os Ministérios da Saúde e da Educação.

Ficamos imensamente felizes em trazer um evento como este para o semiárido nordestino! Desejamos construir uma rede para aprender, ensinar e instituir formas de cuidado humano que contribuam para a consolidação de uma rede de atenção universal à saúde sensível às diversidades sociais e culturais, e comprometida com a valorização das relações entre os saberes tradicionais/locais o conhecimento científico.

Damos boas-vindas a todos os participantes do I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e desejamos que o evento supere todas as expectativas. Em nome da comissão organizadora, desde já, gostaria de agradecer a todos/as pela participação.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estâncias Hidrominerais do Brasil

Como as ÁGUAS e RECURSOS THERMAIS podem contribuir para saúde pública & desenvolvimento sustentável de um país.