¨Recursos Naturais constituem fonte de investimentos¨ - Mossoró RN

¨Recursos Naturais 
constituem fonte de investimentos¨


Geólogo Fábio Lazzerini
Consultor realiza estudos sobre potencialidades locais....



Mossoró já é conhecida pelas potencialidades econômicas oferecidas pelos recursos naturais. Os exemplos vão do petróleo ao sal. Outro recurso que já despertava o interesse de muitos e agora vem sedo alvo de estudos minuciosos é a água. Proveniente de fontes termais, um dos bens mais preciosos da natureza, oferece, aqui na cidade, vantagens maiores que as normais.


O geólogo termalista Fábio Tadeu Lazzerini, que desenvolve estudos sobre a natureza e os benefícios econômicos trazidos por ela, avaliou o potencial de uso das águas termais e os recursos relacionados a esse potencial, a fim de verificar o aproveitamento turístico possibilitado pelas fontes. O estudo vem sendo desenvolvido há cerca de seis meses e, além das fontes, as análises incluem as lamas e as águas-mães (líquido com concentração salina de cinco vezes maior que a água do mar) localizadas na região.

As constatações mostram que além de potencializar o turismo, visto que essa atividade está cada vez mais vinculada ao bem-estar, os elementos naturais podem contribuir com a medicina, sobretudo a estética, uma vez que eles possibilitam ótimos resultados para a pele e são utilizados na fabricação de cosméticos.

A idéia do estudo é, segundo Fábio Lazzerini, promover uma maior projeção da cidade no cenário turístico, nacional e mesmo internacional, de modo a garantir um desenvolvimento sustentável. Para isso, o projeto inclui o engarrafamento da água, que quando utilizada para consumo direto é capaz de proporcionar benefícios extras, uma vez que ela possui substâncias a mais (Potássio, cálcio, Magnésio e Sódio), com funções gástricas, intestinais, hepáticas e reumáticas; a venda seria viabilizada inclusive para outras localidades. Além disso, há a diversificação das atividades turísticas, como passeios com banhos de diversas temperaturas, os quais permitiriam, além do lazer, benefícios para a pele e a utilização dos recursos desperdiçados das águas-mães como uma fonte de lucro, que permita um melhor aproveitamento dos recursos.

O termalista acrescenta que as potencialidades são inúmeras, dada a junção de vantagens como a proximidade do mar tropical, o que existe em poucos locais do mundo.

Além dos benefícios citados, há as vantagens para a fisioterapia e o atendimento aos interesses da terceira idade.

Quanto aos impactos para o meio ambiente, Fábio Lazzerini garante que desde que haja um monitoramento, o que já vem sendo realizado pelos idealizadores do projeto, não haverá danos ao meio ambiente.

Fonte: Jonal GAZETA DO OESTE, Mossoró RN









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estâncias Hidrominerais do Brasil

Como as ÁGUAS e RECURSOS THERMAIS podem contribuir para saúde pública & desenvolvimento sustentável de um país.